Quarta, 06 de Agosto de 2025
O Palácio Gustavo Capanema, no centro do Rio de Janeiro, será reaberto à visitação pública nesta quinta-feira (7). Esta iniciativa é resultado de uma parceria entre o Ministério da Cultura (MinC) e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU/UFRJ), onde as visitas educativas serão mediadas por estudantes.
O agendamento para a visitação pode ser feito a partir desta quarta-feira (6) pelo site do ministério. O interessado pode optar pela modalidade individual ou em grupo, sempre às quintas e sextas-feiras, nos horários de 9h, 11h30, 14h e 15h30. A visita poderá ser também em inglês. Neste caso serão nas quintas, às 11h30; e nas sextas, às 15h30. A marcação deve ser feita com pelo menos 24 horas de antecedência.
Construído entre 1937 e 1945 para ser a sede do Ministério da Educação e Saúde Pública, o prédio de 16 pavimentos é um marco da arquitetura moderna no Brasil e no mundo. O prédio foi projetado por Lúcio Costa, com colaboração de Oscar Niemeyer e consultoria do arquiteto, urbanista, escultor e pintor, o suíço e naturalizado francês Le Corbusier.
Em momentos difíceis para a área cultural do país, o edifício foi lugar de resistência de movimentos em defesa da cultura. Em 2016, uma ação organizada por artistas, profissionais da cultura e sociedade civil chamada de Ocupa MinC foi contra a extinção do Ministério da Cultura pelo governo Michel Temer (MDB).