Terça, 26 de Agosto de 2025
Uma iniciativa liderada pela indústria brasileira visa aumentar a participação do setor privado na COP30, marcada para 10 a 21 de novembro, em Belém, no Pará. A plataforma, chamada COP de Negócios Sustentáveis ou Sustainable Business COP30 (SB COP), foi criada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Seu objetivo é buscar e compartilhar boas práticas e casos de sucesso no campo da sustentabilidade, entre mais de 40 milhões de empresas de 60 países participantes.
A CNI espera que esta iniciativa garanta um canal permanente para contribuições empresariais para esta e futuras conferências climáticas. A ideia é fortalecer a presença do setor privado em processos multilaterais, apresentando ações concretas de descarbonização, economia de baixo carbono e financiamento climático.
O presidente da SB COP, Ricardo Mussa, acredita que o setor privado será cada vez mais bem organizado para ser representado nas COPs. A SB COP será um legado para essa representação, permitindo o compartilhamento de ideias que funcionam.
A plataforma SB COP estará recebendo sugestões de casos bem-sucedidos até a próxima segunda-feira (1º), em seu site oficial.