Quinta, 07 de Agosto de 2025
Costumeiramente lotado quando recebe shows musicais ou durante o carnaval, o Pelourinho ficou cheio para uma peça de teatro, marcando a abertura da Festa Literária Internacional do Pelourinho, a Flipelô.
Dirigida por Gil Vicente e inspirada na obra do autor de telenovelas e escritor Dias Gomes, o musical Os dias bem amados: vida e obra de um autor baiano atraiu um grande público para o centro histórico de Salvador.
A programação da Flipelô é muito diversa, abraçando também outras artes para além da literatura. Se na abertura teve teatro, no domingo a festa se encerra com uma orquestra em tributo a Jorge Amado. Mas há também saraus, debates, shows musicais, exposições, lançamentos de livros, oficinas e, inclusive, uma rota gastronômica.
Curador de dois espaços da Flipelô, a Vila Literária e o Espaço para Infâncias Mabel Velloso, Deco Lipe, disse que a visitação foi enorme e a programação oficial e literária ainda nem começou.
A Flipelô é apresentada pela Ministério da Cultura e pela Fundação Casa de Jorge Amado e acontece até domingo, com programação inteiramente gratuita. Mais informações sobre a festa podem ser obtidas no site.